domingo, 25 de março de 2012

Aula do Dia 20-03-2012

Por: Marcela Anne

Resumo do Conteúdo

A Igreja pág 25-26

No final do séc.V,a sobrevivência da igreja católica,que havia se expandido juntamente com o Império Romano,estava ameaçada pelo assédio das pessoas germânicas e não cristãs que avançavam cada vez mais dentro das denúncias do Império.Cerca de 3.000 de seus guerreiros,no natal de 496,que possibilitou a Igreja Católica tornar a instituição mais poderosa da Europa,entre os séculos VI e XVI.A igreja era a maior --- de terras da época.Seus cofres estavam cheios,devido ao pagamento de dízimos e taxas, e as doações da nobreza.
 As marcas desse poder estão presentes ainda hoje em grandiosas catedrais espalhadas pelo continente.Após ter sido destruída durante a segunda guerra Mundial e restaurada entre 1950-60,essa igreja foi tomada pelo Unesco como patrimônio da humanidade.
 Tinham por função ensinar o bem,a verdade,a sabedoria.O mal,o bem.O desespero,a esperança.Adão,a história de Jesus-e dois movimentos contrários.
 Lê-se de baixo pra cima,na parte direita,pois que aqui proclama a retribuição possível,pois que apela a uma ressurreição,pois que assinala o caminho ascendente,que deve ser seguido.

Religião e Arte

Para ensinar os fundamentos da religião cristã a uma população que em sua maior parte é analfabeta,a igreja,constituída principalmente entre os séculos IX a XII,cuja disposição das imagens revela a visão do mundo das pessoas da época.A entrada da catedral de lanques,no sul da França,é um bom exemplo desse estilo,conhecido como românico.
 Outros exemplos da força da religião sobre as populações da Europa Ocidental podem ser vistas na imponência das catedrais góticas dos séculos XIII a XV ,cuja altura faz com que as pessoas se sintam minúsculas em seu interior e interadas pela combinação de luz e cores que penetram através de números vitrais.As janelas retratam,histórias de santos ou do cotidiano do período em que foram construídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário